História do café no Ceará
Grupo 3corações patrocina exposição sobre a cultura cafeeira no Ceará. Mostra está aberta ao público no Museu da Indústria.
Na manhã desta terça-feira, 8 de outubro, aconteceu a inauguração da mostra “Caminhos do Café no Ceará”, em exposição no Museu da Indústria, equipamento cultural do SESI Ceará e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A exposição é patrocinada pelo Grupo 3corações e conta também com uma cafeteria assinada pelo Café Santa Clara, onde os visitantes podem apreciar diferentes preparações de bebidas ao fim da exposição.
Participaram da solenidade de abertura o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Presidente Pedro Lima, os Diretores Sueli Alves e Danisio Barbosa e colaboradores da 3corações. Milene Alves, Gerente de Responsabilidade Social, representou também o Sindicafé. Estiveram presentes ainda empresários e cafeicultores cearenses que fizeram e fazem a história do café no Estado, presidentes de Sindicatos de outros segmentos, funcionários da FIEC, estudantes da Escola do Sesi e outros convidados.
Durante o evento, Ricardo Cavalcante declarou que “o museu mostra a força da nossa indústria como instrumento de cultura, e essa exposição reflete a capacidade da indústria de transformar o café e entregá-lo para a sociedade – observar o que o ser humano precisa e entregar o melhor ao consumidor”. Pedro Lima, por sua vez, abriu sua fala com uma declaração descontraída de que Deus é brasileiro. “O Brasil é o maior produtor de café do mundo e 98% do povo brasileiro consome café. Essas são duas evidências de que Deus é brasileiro”, brincou.
Pedro destacou a relevância da cultura, preservada pelos museus, no desenvolvimento do ser humano. “Todo museu é de um valor imenso na vida da gente, porque nos ensina a ser humildes. Ele nos leva ao passado, à ancestralidade, e a gente vê nossa insignificância. Somos meros continuadores dessa obra maravilhosa que é o café. Não podemos viver no mundo do café sem conhecer a jornada do café, e esse é o valor desta exposição. O café é nosso, é de todos nós”, ressaltou. “Devemos esta exposição a todos os empreendedores que, desde 1747, dedicam-se à jornada de paixão pelo café, nessa missão gloriosa de entregar a melhor xícara de café ao consumidor.”
O Presidente também contou que a 3corações entrou no mundo do café pela porta do consumidor. “Nosso fundador, João Alves de Lima, comprava o café de regiões produtoras, levava-o para São Miguel (RN) e o industrializava para atender à clientela, vendendo o produto de porta em porta. Nossa jornada sempre foi amparada na paixão por servir e encantar o consumidor. Trabalhamos incansavelmente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos para ampliar e atender as expectativas dos consumidores”.
O Grupo 3corações cedeu temporariamente, para a exposição, a balança e um dos torradores que ficam no pilotis do Edifício João Alves de Lima. Quando a mostra acabar, os equipamentos voltam para o prédio corporativo.
Confira mais fotos e um vídeo do evento, que conta com a participação do Presidente da 3corações.