Grupo 3corações sugere cardápio para incrementar a ceia de Natal

Da entrada à sobremesa, opções levam um toque de café ou chá

Uma das datas mais importantes do ano merece ser comemorada em grande estilo, na companhia de familiares e amigos queridos. Para tornar o momento ainda mais especial e inesquecível, o Grupo 3corações, líder nacional no segmento de café torrado e moído, selecionou algumas receitas para compor um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa.

As sugestões são da chef Stela Morato, e podem ser encontradas no Mexido de Ideias, blog oficial doGrupo3corações. Confira abaixo as receitas e aproveite:

Canapés de cream cheese com café

Tempo de preparo: 5 minutos.
Rendimento: 8 porções.

Ingredientes
150 g de cream cheese
½ xícara de café 3 Corações bem forte (tradicional ou espresso)
1 colher (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de gengibre ralado em fios
200 g de rosbife
Pães de fôrma
Cebolinhas cortadas para enfeitar

Modo de preparo

Misture o cream cheese com o café e reserve. Corte o pão de fôrma em quadradinhos. Passe a mistura reservada por cima. Coloque o rosbife e uma gotinha de maionese. Adicione o gengibre e enfeite com cebolinhas picadas.

Salada de batata-doce com chá de camomila

Tempo de preparo:30 minutos (mais 30 minutos na geladeira).
Rendimento: de 6 a 8 porções.

Ingredientes

4 batatas-doces descascadas e picadas
2 cápsulas de chá de camomila TRES
150 g de lombo defumado fatiado
3 maçãs verdes descascadas e picadas (que devem estar de molho em sumo de ½ limão)
250 g de maionese
1 colher (chá) de mostarda
1 cebola pequena ralada
1 colher (chá) de molho de pimenta-vermelha
sal a gosto.

Modo de preparo

Faça o chá de camomila na máquina TRES. Coloque o líquido em uma panela e cozinhe a batata-doce previamente cortada (se não for suficiente para o cozimento, complete com água). Depois de cozida e fria, misture com a maçã. Em outro recipiente, junte a maionese, a cebola, a pimenta e a mostarda. Misture bem. Incorpore as batatas e as maçãs. Acerte o sal. Coloque em uma fôrma com furo no meio e deixe na geladeira, coberta com filme plástico, por no mínimo meia hora. Desenforme na hora de servir e enfeite com fatias de lombinho.

Peru de Natal

Tempo de preparo:4 ½ horas.
Rendimento: 8 pessoas.

Ingredientes

Peru

1 peru de 4 kg
2 litros de caldo de galinha.

Recheio

2 tipos de pães de sua preferência cortados em quadradinhos (400 g)
1 ovo batido
200 g de linguiça calabresa, desmanchada e sem pele
1 alho-poró cortado em rodelas
2 maçãs verdes cortadas em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
sal e pimenta a gosto.

Purê de batata-doce

4 batatas-doces grandes cortadas em cubinhos e cozidas no vapor
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de manteiga
60 ml de creme de leite fresco
1 copo de café espresso 3 Corações (ou café coado bem forte)
1 colher (café) de cravo em pó
sal a gosto.

Molho

O caldo remanescente do assado.
Farinha de trigo para engrossar.

Modo de preparo

Recheio

Em uma tigela grande, misture as maçãs, o alho-poró e a linguiça. Depois, adicione o ovo e a manteiga e mexa bem. Adicione um pouco do caldo de galinha nos pães cortados. Depois de umedecidos, adicione-os na mistura com as maçãs e a linguiça. Misture tudo muito bem e recheie o peru. Caso sobre um pouco de recheio, reserve em um recipiente separado. Coloque meio litro de caldo de galinha no peru recheado e leve ao forno preaquecido a 180°C. Enquanto assa, regue o peru constantemente com o caldo. Adicione aos poucos, até a ave estar completamente assada.

Molho

No fim do processo, recolha esse caldo e misture com a quantidade de farinha de trigo que for necessária. O objetivo é engrossar o caldo no fogo, até virar um molho espesso. Pegue o recheio que sobrou, no momento em que você estava recheando o peru, e coloque na assadeira durante a última meia hora em que ele estiver no forno. O ideal é colocar em volta da ave na hora de servir. O molho gravyé servido em cima da carne, do purê e do recheio.

Purê de batata

Numa panela, misture a batata amassada e todos os outros ingredientes. Deixe no fogo médio, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.

Dica:

O tempo de forno é de aproximadamente uma hora por quilo da ave.

O peru deve ser regado com o caldo durante o cozimento a cada meia hora, para não secar

Lombo de porco com café e maçãs

Tempo de preparo: 1 hora (mais 24 horas de descanso na geladeira)
Rendimento: de 5 a 6 porções.

Ingredientes

1 lombo de porco (aproximadamente 2kg)
2 colheres (sopa) de café solúvel 3 Corações
5 dentes de alho amassados
1 cálice de azeite (a quantidade poderá ser maior, conforme o tamanho do lombo)
4 maçãs com casca cortadas (gala ou fuji)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 copo de conhaque
Alecrim, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Misture o alho ao café solúvel. Acrescente alecrim. Coloque o azeite. Adicione pimenta e sal. Amasse tudo. Faça cortes na carne e coloque o tempero. Use um pincel para envolver o lombo com o tempero. Acrescente o conhaque e deixe na geladeira por 24 horas. Coloque um fio de azeite e o lombo em uma frigideira. Frite primeiro com a gordura virada para baixo (assim aproveitamos a gordura para assar). Quando selar os dois lados do lombo, retire a peça e reserve o que sobrou na frigideira. Leve ao forno, embrulhado em papel-alumínio nos primeiros 20 minutos, para que a gordura se derreta e se incorpore à carne. Enquanto assa, abra o papel-alumínio e regue o lombo, para que não resseque. Coloque as maçãs, o açúcar mascavo e o resto do conhaque no que sobrou na frigideira. Refogue por alguns minutos, até que a maçã fique tenra.

Tiramissu cafeinado

Rendimento: 12 porções.

Ingredientes
6 ovos
1 xícara de açúcar
300 g de queijo mascarpone
300 ml de creme de leite fresco batido
3 pacotes de biscoito champanhe
1 copo de café 3 Corações extraforte
Chocolate meio-amargo, picado a gosto
Licor Amaretto a gosto.

Modo de preparo

Bata as claras em neve e, no final, acrescente meia xícara de açúcar. Reserve. Bata as gemas com meia xícara de açúcar, até formar uma gemada bem branca e dobrar de volume. Adicione o mascarpone na gemada e bata até formar um creme denso. Em seguida, misture as claras em neve de forma delicada e, logo após, o chantilly. Misture o café e o licor de Amaretto para mergulhar levemente os biscoitos. Faça camadas com os biscoitos úmidos em um refratário ou em taças individuais. Cubra com o creme e adicione o chocolate. Leve à geladeira até ficar firme.

Dica:

Decore com chocolate em pó ou com lascas de chocolate.

Sobre o Grupo 3corações

Fundado em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, o Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado há mais de 20 anos, com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o café Santa Clara. Atualmente, a empresa industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Fort, Letícia, Fino Grão, entre outras, e possui o cappuccino #PRONTO, versão gelada pronta para beber da marca. Além desses produtos, o grupo produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado Achocolatto3 Corações e os derivados de milho e temperos Dona Clara e flocos de Milho Claramil.

Em 2013, ao estabelecer joint venture com a marca italiana Caffitaly System, a companhia iniciou a atuação no segmento de eletroeletrônicos. A parceria trouxe ao mercado brasileiro a solução inédita TRES, uma máquina multibebidas monodose em cápsulas, com mais de 12 sabores de bebidas quentes. O grupo fechou 2013 com faturamento de R$ 2,4 bilhões.

3corações aproveita a força de distribuição e a presença em todos os Estados para reforçar os laços com clientes e consumidores e consolidar sua liderança nacional. São 24 Centros de Distribuição (CDs), cinco Plantas Fabris (nove Unidades Industriais), três Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade de Exportação, uma Unidade Corporativa – a Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores 3corações, que, juntos, geram mais de 4,7 mil empregos diretos. A empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial própria.

Informações para a imprensa:

Ana Paula Joaquim – anapaulajoaquim@rp1.com.br
Amanda Santos – amandasantos@rp1.com.br
Bruna Oliveira – brunaoliviera@rp1.com.br
Jessica Blumer – jessicablumer@rp1.com.br
Soraia Ascari – soraiaascari@rp1.com.br

RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655
www.rp1.com.br