Grupo 3corações seleciona receitas para a Páscoa com um toque de café

Mignon de peixe e a sobremesa fugde, ambos de café, ovos de Páscoa com um toque da bebida, além do tradicional bacalhau com colorífico Dona Clara, são as sugestões para incrementar o menu do feriado

Uma das tradições da Páscoa é festejar a data com a família reunida em volta de uma mesa farta e, para deixar o momento ainda mais especial, é importante que o cardápio seja atraente e atenda à essência do período. O Grupo3corações selecionou algumas opções de receitas para montar o cardápio do dia, que vão desde o tradicional bacalhau até um prato feito de peixe com um toque de café e à sobremesa: um fudge de café com chocolate amargo, que vai finalizar o almoço com chave de ouro. A empresa também sugere receitas de ovos de Páscoa, sempre com um toque de café.

Veja as sugestões abaixo:

Filé de bacalhau

Tempo de preparo: 1 hora
*48 horas dessalgando em geladeira (troque a água três vezes ao dia)

Rendimento: de 5 a 6 porções

Ingredientes

1 kg de filé de bacalhau dessalgado
1 colher (sopa) de Colorífico Dona Clara (ou colorau in natura)
4 batatas em triângulos grossos
3 tomates cortados em triângulos grandes
2 cebolas cortadas em rodelas ou fatias
2 pimentas doces cortadas em fatias (ou pimentão vermelho)
4 ou 5 folhas de couve inteiras, para forrar a panela
150 g de cogumelos Paris in natura
½ copo de azeite
1 colher (sopa) de zimbro
1 copo de vinho branco (opcional)
Salsinha fresca picada, para enfeitar o prato.

Modo de preparo

Forre uma panela que possa ir ao forno com as folhas de couve. Coloque uma camada de cogumelos. Em seguida, coloque o filé de bacalhau e despeje o vinho por cima. Salpique o colorífico. Cubra com as batatas, os tomates, a cebola, a pimenta doce e o zimbro. Despeje o azeite por cima. Cozinhe em forno médio com a panela tampada por aproximadamente 40 minutos. Quando o bacalhau estiver no ponto, deixe a panela destampada no forno, para secar um pouco os líquidos, caso haja. Salpique salsinha fresca picada na hora de servir.

Mignon de peixe com café

Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1 kg de filé de peixe de carne firme
1 xícara de suco de abacaxi adoçado com 1 colher (sopa) de açúcar ou mel
½ xícara de café 3 Corações Extra Forte preparado
¼ de xícara de vinho branco
1 lata de abacaxi em calda escorrido
1 colher (sopa) de manteiga (temperatura ambiente)
½ colher (sopa) de azeite
coentro a gosto
sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Misture o suco de abacaxi adoçado, o café e o vinho branco e ferva por aproximadamente cinco minutos. Reserve. Misture a manteiga com o azeite, o sal e a pimenta para temperar o peixe. Aplique esse tempero em todo o peixe com a ajuda de um pincel de cozinha (feito de silicone). Feito isso, coloque-o para selar numa frigideira de fundo grosso, com um fio de azeite. Após selado de ambos os lados, acrescente a mistura de café preparada previamente e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. O peixe pode perder seus sabores e aromas, se for cozido por muito tempo. Por isso, depois de alguns minutos, retire-o da frigideira e reserve. No caldo que ficou na frigideira, adicione o abacaxi picado e deixe em fogo médio por mais dois minutos. Depois disso, é só despejar essa mistura deliciosa sobre o peixe. Para finalizar, salpique coentro e sirva com arroz branco e salada.

Fudge de café

Tempo de preparo: 10 minutos, mais 2 horas de geladeira
Rendimento: de 6 a 8 pessoas

Ingredientes

500 g de chocolate meio-amargo de cobertura
200 g de creme de leite
1 xícara de café espresso 3 Corações
250 g de leite condensado
1 cálice de licor Mandarino
Grãos de café para enfeitar
1 colher (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo

Divida o chocolate pela metade em duas tigelas de vidro. Na primeira tigela, coloque o creme de leite e leve para o micro-ondas por aproximadamente 50 segundos, para derreter. Retire e mexa bem. Se ainda não estiver totalmente derretido, coloque mais alguns segundos. Adicione o licor e mexa bem, para que ele fique bem incorporado ao chocolate. Coloque a mistura na fôrma forrada com papel e leve à geladeira. Enquanto isso, adicione o leite condensado na outra tigela com o restante do chocolate e faça o mesmo procedimento no micro-ondas. Acrescente o espresso, a baunilha e misture muito bem. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira. Quando a mistura que estiver na geladeira ficar quase sólida (depois de 10 ou 15 minutos), despeje a outra mistura de chocolate e deixe por mais duas horas. Depois, corte em quadradinhos e enfeite com grãos de café.

Dica: Tempos de micro-ondas variam, por isso, comece com 30 segundos e retire a mistura. Mexa bem e depois coloque mais 20, até que esteja totalmente derretido.

Ovos de Páscoa

Tempo de preparo: 1 hora (contando com o preparo do bolo)
Rendimento: 12 ovos

Ingredientes

1 bolo de sua preferência, cortado em quadrados
300 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de café solúvel 3 Corações Tradicional
1 xícara de açúcar de confeiteiro
300 g de chocolate para cobertura (branco e meio-amargo)
Confeitos diversos
Palitos de madeira (churrasco).

Modo de preparo

Misture o creme de leite, o açúcar e o café em uma tigela. Reserve. Em outro recipiente, desfaça o bolo com as mãos até ficar todo esfarelado. Coloque a mistura reservada anteriormente e amasse até se tornar uma massa moldável. Modele em forma de ovos, espete no palito e passe nas coberturas de chocolate já derretidas. Coloque os confeitos ou faça desenhos com chocolate. Deixe secar. Faça lacinhos nos palitos, para deixar sua sobremesa ainda mais bonita.

Sobre o Grupo 3corações

Fundado em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, o Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado há mais de 20 anos, com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o café Santa Clara. Atualmente, a empresa industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Fort, Letícia, Fino Grão, Café Itamaraty, entre outras, e possui o cappuccino #PRONTO, versão gelada pronta para beber da marca. Além desses produtos, o grupo produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado Achocolatto 3 Corações e os derivados de milho e temperos Dona Clara e flocos de Milho Claramil.

Em 2013, ao estabelecer joint venture com a marca italiana Caffitaly System, a companhia iniciou a atuação no segmento de eletroportáteis. A parceria trouxe ao mercado brasileiro a solução inédita TRES, uma máquina multibebidas monodose em cápsulas, com 16 sabores de bebidas quentes. O grupo fechou 2014 com faturamento de R$ 2,7 bilhões. A 3corações aproveita a força de distribuição e a presença em todos os Estados para reforçar os laços com clientes e consumidores e consolidar sua liderança nacional. São 25 Centros de Distribuição (CDs), cinco Plantas Fabris (nove Unidades Industriais), três Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade de Exportação, uma Unidade Corporativa – a Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores 3corações, que, juntos, geram mais de 4,7 mil empregos diretos. A empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial própria.

Informações para a imprensa:

Ana Paula Joaquim – anapaulajoaquim@rp1.com.br
Amanda Santos – amandasantos@rp1.com.br
Jessica Blumer – jessicablumer@rp1.com.br
Soraia Ascari – soraiaascari@rp1.com.br

RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655
www.rp1.com.br