Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR

5ª Edição do Concurso Tribos

Concurso Tribos: 3 Corações premia cafés especiais 100% Robustas Amazônicos cultivados por indígenas 

 

A 3 Corações, referência nacional em cafés e líder do segmento, reconhece e valoriza o cultivo de cafés especiais 100% Robustas Amazônicos pelas comunidades indígenas por meio do Projeto Tribos, criado para promover desenvolvimento sustentável. Em sua 5ª edição, a cerimônia de premiação do concurso que seleciona os microlotes raros que serão comercializados com lucro 100% revertido aconteceu no dia 13 de dezembro, no Cacoal Selva Park, em Cacoal (RO), e contou com a presença de Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.

 

 

Parceria da 3 Corações com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Embrapa Rondônia, a Emater Rondônia, a Câmara Setorial do Café,  as Secretarias Estadual e Municipal de Agricultura, com o apoio de especialistas como Silvio Leite, referência mundial em cafés de qualidade, o Projeto Tribos é fundamentado em três pilares indissociáveis e interdependentes: o protagonismo indígena, a proteção da floresta e a produção de café de alta qualidade. Com a participação das cooperativas das Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, desde 2019, já beneficiou mais de 150 famílias de indígenas cafeicultores dispostas em 28 aldeias dos municípios de Cacoal e Alta Floresta D`Oeste (RO).

 

“O Tribos une três grandes riquezas do Brasil: a cultura indígena, a Amazônia e o café. É uma parceria que nos orgulha muito, uma grande obra em construção. É um projeto lindo que dá autonomia, renda e oportunidade para os povos indígenas. Que fortalece seus modos de produção e, acima de tudo, gera muito orgulho e prosperidade para todos os envolvidos. Cada xícara de Tribos conta uma história repleta de significados, carrega a identidade de cada cafeicultor indígena”, destaca Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.

 

 

Com foco na descoberta do máximo potencial da qualidade das lavouras indígenas, a iniciativa investe na disseminação de conhecimento e na capacitação das comunidades aprimorando a infraestrutura adequada para a produção de cafés especiais sustentáveis em harmonia com a floresta amazônica. O resultado são edições limitadas de microlotes raros Robustas Amazônicos com lucro 100% revertido – cafés surpreendentes, marcantes e encorpados com pontuação 80+ a 90+ (notas sensoriais de frutas secas, chá preto, castanhas e chocolate amargo) comercializados na loja online da 3 Corações – Mercafe – e nos principais pontos de venda de todo o país.

 

Concurso Tribos

A 5ª edição do concurso do Projeto Tribos avaliou 96 amostras de microlotes de café de alta qualidade. Os dez melhores lotes foram reconhecidos com prêmios em dinheiro e por meio da compra das sacas a preços acima do mercado, com lucro 100% revertido.

 

 

A premiação é de R$ 25 mil para o primeiro colocado, com a compra de cada saca por R$ 3 mil. Há diferentes premiações em dinheiro e valores das sacas até a 10ª posição.

 

“Este é mais do que um concurso, é uma celebração do espírito empreendedor, dos sonhos e das conquistas. Valoriza as origens, os sabores do Robusta Amazônico e o desenvolvimento sustentável em um caminho com cada vez mais protagonismo aos povos indígenas cafeicultores”, destaca Patrícia Carvalho, líder do projeto “Tribos” no Grupo 3corações.

 

Missão Tribos em Campo 

Como parte do planejamento do ciclo sustentável do Projeto Tribos em 2024, o Grupo 3corações promoveu a “Missão Tribos em Campo” e visitou as aldeias representativas e as lideranças das Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, incluindo as aldeias fluviais.

 

 

“Foi uma oportunidade de reforçar os nossos laços e vínculos duradouros, trocar experiências, sabedorias e aprendizados. Reconhecemos os resultados e renovamos nossa parceria com todos os indígenas cafeicultores envolvidos neste projeto inspirador, que é uma verdadeira roda da prosperidade para todos os envolvidos”, complementa Pedro Lima.