Os passos do Grupo 3corações se entrelaçam com as evoluções do café no Brasil e no mundo.

Desde 1959, quando iniciamos vendendo café no Rio Grande do Norte, muita coisa mudou na indústria cafeeira do nosso País.

1727

O café é plantado pela primeira vez no Brasil.

1901

Inventada a primeira máquina automática de café espresso.

1940

Brasil se torna o maior produtor mundial de café.

1942

EUA incluem o café solúvel no kit de alimentação dos soldados durante a 2ª Guerra Mundial.

1946

Nasce o cappuccino como conhecemos hoje.

1953

O café solúvel chega ao Brasil.

1959

João Alves de Lima começa a vender café verde em São Miguel (RN) e dá início às atividades do Grupo 3corações.

1961

A empresa, além de comercializar, começa a torrar e moer grãos. Nessa época, a marca se chamava Café Nossa Senhora de Fátima.

1970

A aceitação crescente dos produtos incentiva a ampliação das atividades possibilitando a compra de café verde nas regiões cafeeiras do país.

1973

É fundada a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), com João Alves de Lima como sócio fundador.

1984

João Alves de Lima entrega o comando da operação da empresa para seus filhos Pedro, Paulo e Vicente Lima. Começa o processo de modernização tecnológica e ampliação do mercado.

1985

A empresa passa a se chamar Santa Clara e lança uma nova embalagem de seu produto.

1987

Renovação do Acordo Internacional do Café, que visava a estabilização dos preços das sacas no mundo.

1988

A primeira filial de vendas e distribuição é inaugurada em Mossoró (RN).

1989

Fim do Acordo Internacional do Café, que visava a estabilização dos preços das sacas no mundo.

Expansão pelo Norte e Nordeste com a criação da fábrica em Eusébio (CE) e a constituição da Santa Clara Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.

1990

A fábrica em Eusébio (CE) é inaugurada. Começa a expansão pelo Norte e Nordeste. Os Armazéns Gerais são inaugurados em Manhuaçu (MG).

1991

É realizado o 1º Encontro de Vendas em Fortaleza (CE).

1993

A Planta Industrial do Moinho Santa Clara em Mossoró (RN) é inaugurada para desenvolver produtos ligados à culinária nordestina. Nasce a marca Dona Clara.

1995

Formalização da prática de Governança Corporativa.Consolidação da Identidade Organizacional e Estratégica do Grupo Santa Clara.

1996

Consumo mundial de café ultrapassa a barreira de 100 milhões de sacas.

A marca de café Kimimo é adquirida, permitindo ao Grupo participar da liderança no setor cafeeiro. São inaugurados os Armazéns Gerais em Vitória da Conquista (BA).

1997

Produção de cafés especiais começa a despontar no Brasil.

1998

É construído o Centro de Vendas e Distribuição em Eusébio (CE) e criada a plataforma de logística do Grupo. É implantada a indústria de torrefação e moagem de café e instantâneos em Natal (RN).

1999

Criação da São Miguel Holding, empresa da família Lima.

2000

Implementação do Sistema Integrado de Informação (SAP). Certificação com o sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 (Certificadora BRTUV).

2001

As máquinas monodose de café em cápsulas chegam ao Brasil.

2002

A Santa Clara torna-se a marca de café nº 1 no Norte e Nordeste do Brasil.

Primeiros registros do Jeito de Ser do Grupo: Essência da Carta de Conduta.

2003

Os negócios são expandidos para o Sudeste com a incorporação da marca Pimpinela, no Rio de Janeiro (RJ). É o primeiro passo para a expansão nacional.

2004

Todas as Unidades Industriais do Grupo Santa Clara são automatizadas.
São iniciadas as exportações de café verde e café torrado e moído.

2005

Acontece a joint venture entre a São Miguel e a israelense Strauss, com a incorporação da marca 3corações. Duas famílias, uma visão, uma companhia.

2006

Início da expansão da empresa em todo o Brasil.

2008

Inauguração dos Armazéns Gerais em Varginha (MG). A Santa Clara marca sua presença em todo território nacional.

2009

Novas marcas são incorporadas: o café Letícia, do Norte de Minas Gerais, e os refrescos em pó FriscoTornado.

Lançamento da Carta de Conduta: documento ético que representa o jeito de ser da Companhia e norteador de ações rotineiras.

2010

Mudança da Marca Corporativa e atualização da Identidade da Organização. Inauguração da fábrica de refrescos em Mossoró (RN). A Ouvidoria, canal de relacionamento ético da 3corações, inicia atividades em todo o Brasil.

2011

O movimento de consolidação do mercado continua. O café Fino Grão, de Minas Gerais, é incorporado ao portfólio de produtos. É inaugurada a Escola de Serviços e Sabores 3corações em Eusébio (CE).

2012

Lançamento do cappuccino #PRONTO, a primeira bebiba pronta a ser comercializada pela 3corações.

2013

A especialista brasileira em café se une com a especialista de máquinas de café italiana Caffitaly, criando a solução TRES®. O Grupo entra no mercado brasileiro de eletroportáteis e monodose.

2014

O café Itamaraty, marca tradicional do Paraná, líder do mercado de Londrina e região, é incorporado ao portfólio de produtos. Ampliação da Planta Fabril de Natal (RN).

2015

Ampliação da Planta Fabril de Santa Luzia (MG). Criação da Escola do Café e capacitação dos gestores do Grupo. Atualização da Carta de Conduta.

2016

Aquisição do negócio relacionado às marcas de varejo de café e derivados da Cia. Iguaçu: Iguaçu, Cruzeiro e Amigo.

A 3corações torna-se vice-líder no mercado de café solúvel no Brasil e possibilita a exportação dos demais produtos do portfólio para a América Latina.

Acontece a joint venture entre a 3corações e a italiana Caffitaly System com a finalidade da construção da nova Fábrica de Cápsulas para a Solução TRES®, em Montes Claros (MG).

2017

Inauguração da Fábrica de Cápsulas 3Caffi – Montes Claros (MG)

Novo Vídeo Institucional do Grupo 3corações ressalta a missão da empresa em proporcionar experiências prazerosas para os milhares de consumidores e homenageia seus colaboradores que transformam o prazer das coisas simples em experiências apaixonantes.

PEDRO LIMA CONTA SUA HISTÓRIA PARA A TV VEJA

Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações, participou da série Sonho Grande para a TV Veja e contou sua trajetória empresarial no comando do maior grupo de café do Brasil.

CAFÉ CIROL VOLTA AO MERCADO

A família de produtos do Grupo 3corações recebe mais um integrante: o Café Cirol. Desde 2009 longe das gondôlas, a tradicional marca recifense passa a fazer parte do portfólio do maior grupo de café do Brasil.