Aqui você vai encontrar as respostas para as perguntas feitas pela grande maioria das pessoas.

FAQ

Café contém calorias?

Não, mas a adição de leite e açúcar em uma xícara de café adiciona calorias embora em pequenas quantidades.

Em que porcentagem a cafeína está presente nos grãos de café?

A porcentagem de cafeína varia de 1% a 2,5 % no café, mas outras diversas substâncias são encontradas em maiores quantidades. Estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.

Quais são as outras substâncias presentes no grão de café?

Potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares, polissacarídeos e uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3). Mas, em maior quantidade que todos os demais componentes, estão presentes os ácidos clorogênicos, na proporção de 7% a 10%, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína.

O café inibe o sono?

Normalmente sim, para a grande maioria das pessoas o café consumido a noite altera, retarda ou tira o sono. Lembrando que o café ajuda nas atividades do dia de trabalho e estudo.

Qual é a dose certa de café para mim?

Estudos recomendam como doses ideais de consumo diário:

CONSUMO DE CAFÉ INÍCIO DA MANHÃ MEIO DA MANHÃ INÍCIO DA TARDE MEIO DA TARDE
ATÉ 10 ANOS 50 ml 50 ml 50 ml 50 ml
10 A 15 ANOS 100 ml 100 ml 100 ml 100 ml
15 A 20 ANOS 100 ml 100 ml 100 ml 100 ml
20 A 60 ANOS 150 ml 150 ml 150 ml 150 ml
+ 60 ANOS 150 ml 50 ml 100 ml 50 ml
Fonte: ABIC

Que relação a cafeína tem com o desempenho mental?

A cafeína contida no café aumenta o estado de alerta e reduz o cansaço, o que pode ser especialmente importante em situações de baixa estimulação (por exemplo, quando se trabalha à noite).

Café faz bem à saúde?

Sim. O café é um dos alimentos naturais mais saudáveis que existem. Além de fazer bem para a saúde ajuda a melhorar o humor, prevenir a depressão, algumas doenças cardiovasculares e câncer.

Tomar café pode ajudar crianças e adolescentes a aprender mais na escola?

Sim, para isso, basta tomar café com leite de manhã, na merenda escolar e também no lanche da tarde.

O café é uma bebida contra o mau humor?

Sim. O café possui os ácidos clorogênicos, que após a torra, formam substâncias que atuam no humor, alterando as endorfinas no cérebro. As quino-lactonas são formadas quando os grãos de café são torrados. E ainda influencia no humor, aumentando a sensação gostosa de bem-estar, o que é muito importante. Afinal, isso ajuda a evitar a depressão, que pode até levar ao suicídio ou ao alcoolismo e as doenças do fígado provocadas por ele, como a cirrose. O hábito de tomar café auxilia a evitar tudo isso, e ainda faz muito mais por sua saúde.

O café é estimulante?

A cafeína do café estimula de modo brando. O efeito que ela produz depende do nível efetivo das atividades em que você está engajado. Quando o esforço do exercício é monótono ou não motiva, a cafeína do seu café pode ajudar a trazer a energia de que você precisa para tirar o melhor proveito dos exercícios e reduzir o cansaço depois deles.

Ouvi dizer que o café produz melhor desempenho físico. O que isso significa para mim quando estou fazendo exercícios?

A conclusão de numerosas pesquisas foi que a cafeína realmente melhora o desempenho físico, com efeitos que se estendem a uma vasta gama de esportes e exercícios. Tomaram parte nessas pesquisas não só esportistas bem treinados, como também pessoas com vida relativamente sedentária

O efeito benéfico passa logo?

Não. Nos exercícios prolongados, a melhoria do desempenho parece ser maior do que nos exercícios de curta duração, que requerem muita energia.

Quanto café eu preciso tomar para conseguir esse efeito benéfico?

Relativamente pouco. Em uma xícara grande de café solúvel há 90 mg de cafeína, e o desempenho pode melhorar significativamente inclusive com doses menores.

Como exatamente o café ajuda a estimular o meu desempenho físico?

Os mecanismos ainda não foram completamente elucidados, e estudos recentes sugerem que diversos sistemas provavelmente contribuem para o processo.

Se o café é diurético, ele não deve ser evitado durante os exercícios?

Os atletas que competem em condições de grande calor e umidade ou em esportes de resistência, em que o risco de desidratação é alto, costumam ser aconselhados a tomar mais líquidos. Ao mesmo tempo, aconselha-se a muitos atletas que evitem o chá e o café devido ao efeito supostamente diurético de ambos. Pesquisas atuais mostram que esse efeito é insignificante para quem inclui bebidas que contêm cafeína na sua dieta habitual e que, além disso, o corte dessas bebidas da dieta pode ter efeitos mais prejudiciais.

A cafeína não é uma substância que os atletas profissionais como os que participam dos Jogos Olímpicos estão proibidos de tomar?

Até janeiro de 2004, o Comitê Olímpico Internacional (COI) limitava a ingestão de cafeína pelos esportistas de ambos os sexos. Por recomendação da Agência Mundial Antidoping (WADA), a cafeína foi retirada da lista de substâncias proibidas pela WADA usada pelo COI. O fato de que a ingestão de quantidades muito pequenas de cafeína do café beneficia positivamente o desempenho nos exercícios foi um fator importante que se levou em conta na decisão sobre esta questão.

O café realmente tem um papel a desempenhar em uma dieta e num estilo de vida saudáveis?

Considerando as diversas iniciativas de Governos e grupos de especialistas do mundo todo para promover as atividades físicas e com isso conseguir mais saúde, tudo que incentiva a participação nos esportes e exercícios tem uma enorme implicação potencial para a melhoria da saúde pública. A cafeína, na forma de café, poder reduzir o desconforto e a fadiga que a maior parte das pessoas sente ao fazer exercícios. Seu uso generalizado e de longa data na maioria das dietas pode contribuir de forma significativa para melhorar a nossa forma física e nos tornar mais saudáveis.